Justiça

PF deflagra operação contra venda de sentenças no Judiciário de Mato Grosso

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão, além de afastar servidores

20 DEZ 2024 • POR Vinícius Santos com informações da PF • 11h29
Imagem de agentes da Polícia Federal - - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (20), a 2ª fase da Operação Sisamnes e pode abalar as estruturas do Judiciário de Mato Grosso. A operação visa desarticular um esquema criminoso envolvendo a venda de sentenças, com lavagem de dinheiro e fraudes milionárias. A investigação começou em 26 de novembro de 2024, após a descoberta de um esquema de corrupção envolvendo decisões judiciais compradas e vendidas.

Segundo as investigações, os envolvidos realizavam sucessivas operações imobiliárias fraudulentas para ocultar a origem ilícita dos recursos utilizados na compra de imóveis de luxo e veículos.

Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão, além de afastamentos imediatos de servidores do Poder Judiciário. Outras medidas incluem a proibição de contato entre os investigados, o bloqueio de R$ 1,8 milhão e o sequestro de imóveis adquiridos por um magistrado.

O nome da operação faz referência a Sisamnes, um juiz da mitologia persa que aceitou suborno para emitir uma sentença injusta durante o reinado de Cambises II.  A ação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.