Atletas MS faturam 27 medalhas nos Jogos da Juventude 2024
A competição ocorreu na Paraíba, com a delegação sul-mato-grossense trazendo para casa três ouros, sete pratas e 17 bronzes
3 DEZ 2024 • POR Sarah Chaves • 12h25A delegação sul-mato-grossense, composta por 147 atletas, competiu em 17 modalidades e conquistou um total de 27 medalhas durante os Jogos da Juventude 2024, organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) em João Pessoa (PB).
A competição encerrou no dia 28 de novembro, com os sul-mato-grossenses trazendo para casa três ouros, sete pratas e 17 bronzes).
A equipe estadual foi organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
No atletismo, Mato Grosso do Sul faturou quatro medalhas: duas de prata, uma de ouro e uma de bronze. O voleibol feminino da 2ª divisão também se destacou, garantindo a medalha de bronze.
Um dos grandes destaques da competição foi Kevin Tobias Agüero, de 15 anos, estreante nos Jogos da Juventude. Representando Ponta Porã, Kevin conquistou a medalha de ouro na prova dos 400 metros rasos. “É sempre muito gratificante estar competindo com a bandeira do meu estado estampada no peito, principalmente em uma competição importante como essa. Foi uma experiência incrível, já entrei bem confiante na minha prova, afinal, a marca que eu fiz (48’32) nos 400 metros era algo que eu já vinha mostrando potencial nos treinos”, declarou o jovem atleta.
Além da medalha de ouro nos Jogos da Juventude, Kevin foi vice-campeão sul-americano escolar sub-14 em 2023, bicampeão da Copa Brasil 2024 de meio-fundo, campeão brasileiro sub-16 e bicampeão do Troféu Centro-Oeste.
Outra atleta que brilhou foi Vitória Barreto, de 17 anos, de Três Lagoas, que conquistou a medalha de prata no arremesso do peso e, nesta semana, embarca para a Argentina, onde disputará uma vaga no pódio no Campeonato Sul-Americano Sub-18.
“Participei das três edições dos Jogos, de 2022 a 2024. É gratificante, mesmo com as dificuldades, conseguir chegar ao segundo lugar nos Jogos. É sempre uma honra poder representar minha cidade e meu estado em uma competição desse nível. João Pessoa é uma cidade maravilhosa, estou adorando conhecer lugares novos por conta do esporte. É minha primeira vez aqui e espero voltar em breve”, contou a atleta.
Quadro de medalhas
OURO (3)
Mariana Gianchini (meio-pesado) – judô
Daniel Coelho (50 m peito) – natação
Kevin Tobias Agüero (400 metros) – atletismo
PRATA (7)
Maria Miziara (ligeiro) – judô
Rafaela Silva (meio-médio) – judô
Vitor Cabreira (pesado) – judô
Amanda Lopes (Prova de velocidade) – ciclismo
Endrick e João Gabriel – vôlei de praia
Vitória Barreto (arremesso de peso) – atletismo
Niumar Gonçalvez (arremesso de peso) – atletismo
BRONZE (17)
Leonardo Kurokawa e Isadora Stello (dupla mista) – tênis de mesa
Andre Dodero (ligeiro) – judô
Mirella Souza (médio) – judô
Henrique Sena (médio) – judô
Anielly Gama (pesado) – judô
Equipe mista de judô
Ana Júlia Nantes (maças) – ginástica rítmica
Lucas Vieira (48 kg) – taekwondo
Pedro Lucas Dourado (prova de velocidade) – ciclismo
Daniel Coelho (100 m peito) – natação
Luiza Montagner Friedrich (50 m costas) – natação
Alexandre de Paula (50 m borboleta) – natação
Luan Alves Cabral (estilo livre 55 kg) – wrestling
Vincenzo Santullo (estilo greco-romano 92 kg) – wrestling
Basquete masculino – 1ª divisão
Voleibol feminino – 2ª divisão
Vinicius da Silva (marcha atlética 5000 m) – atletismo