Folga no bolso: Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro
Período de chuvas encheu os reservatórios das hidroelétricas e permitiu com que a agência zerasse a cobrança adicional nas contas de luz
29 NOV 2024 • POR Pedro Molina • 16h51A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (29), que irá ativar a bandeira tarifária verde para a conta de luz no mês de dezembro, garantindo que o consumidor tenha um mês livre de taxas extras.
Em novembro, as contas de energia estavam na bandeira amarela, devido à estiagem enfrentada no Brasil, o que resulta em uma cobrança adicional de R$ 18,85 por MWh (megawatt-hora) utilizado. Em outubro, a bandeira tarifária foi a vermelha, a primeira desde agosto de 2021.
Com o período de chuvas e os reservatórios de águas mais cheios, gerando um aumenta na geração de energia nas hidrelétricas, o órgão optou por zerar as cobranças adicionais e estabelecer a bandeira verde.
Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida da bandeira verde em agosto, e da vermelha, patamar 1, em setembro.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando, fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.