Tecnologia

STJ dá ordem para Google apagar vídeo ofensivo em escala global

Empresa terá que apagar vídeo ofensivo no mundo todo por ordem da Justiça brasileira

27 NOV 2024 • POR Vinícius Santos com informações do STJ • 08h40
Foto: Reprodução/Internet

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que ordens judiciais do Brasil para retirar conteúdos ofensivos da internet podem ter efeito em outros países. A decisão considera o alcance global da internet e foi tomada após análise de um recurso da Google Brasil.

O caso envolvia um conteúdo considerado difamatório postado no YouTube, que já havia sido removido no Brasil, mas ainda estava acessível em países como Alemanha e Colômbia. O STJ entendeu que a ordem global não viola a soberania de outros países, desde que não haja conflitos concretos entre as leis.

A ministra Nancy Andrighi, relatora do processo, disse que a medida busca garantir mais proteção às vítimas, já que a internet não tem fronteiras. A decisão reforça que o Brasil pode aplicar suas leis em casos de conteúdos prejudiciais, mesmo quando publicados fora do território nacional.

Essa tendência acompanha esforços de outros países para resolver problemas ligados à internet de maneira mais eficaz. O acórdão pode ser acessado no processo REsp 2.147.711.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.