Justiça

Alexandre Moraes envia à PGR relatório da PF "sobre golpe de Estado"

Ministro do STF também quebrou o sigilo da investigação

26 NOV 2024 • POR Vinícius Santos • 14h53
Ministro Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta terça-feira (26) à Procuradoria-Geral da República (PGR) a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida segue o procedimento habitual, permitindo que o Ministério Público Federal (MPF) avalie as provas e decida sobre o prosseguimento do caso, que pode resultar em denúncia ou arquivamento.

A Polícia Federal (PF) indiciou 37 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, por crimes como tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de direito e organização criminosa. A maior parte dos indiciados é formada por militares. O ministro também determinou a retirada do sigilo da investigação, tornando os documentos do caso públicos.

Com a remessa da investigação ao MPF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, agora tem a responsabilidade de avaliar o material e decidir se irá formalizar a denúncia, pedir mais apurações ou arquivar o caso. Caso a denúncia seja apresentada, o processo será enviado de volta ao STF, onde Moraes dará andamento à instrução processual.

Em paralelo, Moraes também decidiu manter em sigilo o conteúdo do acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. O ministro justificou a medida com base na necessidade de preservação de diligências ainda em andamento.

Veja a decisão na íntegra.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.