Argentina se une à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Decisão de última hora garante que o país, que era o único do G20 que não participava da iniciativa, se consolide como um dos membros fundadores
18 NOV 2024 • POR Pedro Molina • 16h11Após negociações, a Argentina decidiu se unir nesta segunda-feira (18), de última hora na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, à iniciativa do Brasil da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A iniciativa foi lançada na abertura da cúpula do bloco das maiores economias do planeta, e somente a Argentina não tinha aderido à aliança. Com a adesão, a Argentina ainda pode figurar como um dos membros fundadores da plataforma independente internacional, que tem como objetivo captar recursos para financiar políticas de transferência de renda em países.
Com aberta desde julho deste ano, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza soma 82 países fundadores, além da União Africana e da União Europeia, nove instituições financeiras, 24 organizações internacionais e 31 entidades filantrópicas e não governamentais, totalizando 148 membros fundadores.
A expectativa é que a estrutura de governança da aliança esteja pronta até 2025.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.