Brasil

Trabalhadores fazem manifestação contra escala 6x1 na Avenida Paulista

Ato foi convocado pela deputada Érika Hilton, autora da PEC que prevê fim da jornada

15 NOV 2024 • POR Carla Andréa, com CNN • 13h41
Manifesto é contra a jornada 6x1 - Vinícius Schmidt/Metrópoles

Trabalhadores de várias classes se reuniram na Avenida Paulista, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (15), para se manifestarem contra a escala 6x1. O ato foi convocado pela deputada Erika Hilton (PSOL), autora da proposta que prevê o fim dessa jornada de trabalho.

Além da capital paulista, outras manifestações estão previstas para cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Vitória e Porto Alegre.

A proposta prevê o fim da jornada em que o trabalhador fica dedicado a seis dias consecutivos nos locais de atuação e folga apenas um. “Outros países do mundo, com economias fortes, já mudaram a sua escala de trabalho e seguem firmes. Estudos nos apontam que a diminuição da jornada de trabalho melhora a produtividade, porque o trabalhador está descansado”, afirmou Hilton.

No protesto, outros movimentos sindicais e centrais sindicais também marcaram presença, como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de partidos políticos.