Educação

Candidatos que postaram 'colas' usadas no Enem ainda podem ser desclassificados

Segundo o Inep, quem usou "meio fraudulento" ainda pode ter prova anulada, mesmo depois de sua realização

7 NOV 2024 • POR Pedro Molina • 19h26
Foto: Reprodução/X

Aconteceu no último domingo (3) o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém, foi apenas nas últimas horas desta quinta-feira (7) que publicações com ‘colas’ feitas na redação da prova começaram a viralizar nas redes sociais.

Em uma das fotos que circulam na internet, uma jovem escreveu “POV [sigla em inglês para point of view, que significa ponto de vista em Português]: você voltou do Enem”, com modelos de redação colados na coxa, embaixo da calça que utilizava no dia da prova.

Em outra foto, o candidato aparece segurando uma barra de chocolate, com um pedaço de papel escondido dentro dele, com a legenda “Nunca foi sorte, sempre foi truque”.

No entanto, mesmo com o primeiro dia de provas já encerrado, esses candidatos podem ser desclassificados, já que, segundo o edital do Enem 2024, “utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do Exame leva à eliminação do estudante”.

Ao portal Metrópoles, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela aplicação do exame, informou que os candidatos que publicaram evidências de trapaça ainda podem ser desclassificados, mesmo sem terem sido flagrados no momento da prova, já que “o edital do Enem prevê que os participantes do exame podem ser eliminados ‘a qualquer momento’ caso utilizem meios fraudulentos em benefício próprio”.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.