Cidade

Riedel sanciona autorização para contratar US$ 200 milhões com o BIRD

Os recursos serão destinados ao programa de manutenção e segurança viária de rodovias do estado

7 NOV 2024 • POR Sarah Chaves • 09h51
Governador Eduardo Riedel - Foto: Bruno Rezende

O governador Eduardo Riedel sancionou por meio de publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7), a Lei  nº 6.341 de 6 de novembro que autoriza a contratação da operação de crédito com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União.

A operação de crédito de US$ 200 milhões é para o financiamento parcial do Programa de manutenção proativa, adequação a resiliência climática e segurança viária de rodovias do Estado de Mato Grosso do Sul (Rodar MS).

O agente financeiro a ser contratado será o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), pois, de acordo com o texto da proposta, além de a referida instituição bancária possuir conhecimento dos requisitos técnicos e socioambientais aplicados. "Ao comparar as operações de crédito, é notável a economicidade na escolha do Banco Mundial".

De acordo com o projeto do Executivo enviado a Assembleia Legislativa, a operação junto ao BIRD possui prazo de pagamento de 240 meses e carência de 4 anos (48 meses).