Internacional

Trump passa de 270 delegados e agradece eleitores nos Estados Unidos

"Vamos ajudar o nosso país a se curar", disse o candidato em discurso de vitória

6 NOV 2024 • POR Sarah Chaves, com informações da CNN e G1 • 07h10

O candidato republicano Donald Trump, 78 anos, teve a vitória anunciada por volta das 7h30 desta quarta-feira (6), após vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados, uma margem impossível de ser alcançada pela democrata Kamala Harris.

Além de Wisconsin, Trump também venceu em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.

Antes mesmo de Kamala reconhecer a derrota, Trump já fez um discurso da vitória na Flórida. “Vamos ajudar o nosso país a se curar. Temos um país que precisa de ajuda. Vamos consertar nossas fronteiras. Fizemos história, superamos obstáculos, e agora está claro que conquistamos a coisa mais incrível politicamente”, disse Donald Trump.

“A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes”, disse Trump. “Essa vitória nos permitirá fazer a América grande de novo”.

O ex-presidente ainda agradeceu os candidatos republicanos que conquistaram o controle do Senado americano, avaliando que o partido deve garantir, também, a casa baixa do Congresso americano, a Câmara dos Representantes.

Durante o evento, o vice de Trump, senador JD Vance, afirmou que a eleição de 2024 representou a “maior reviravolta política da história dos EUA”.