Justiça

Com decisão de Gilmar, Zé Dirceu tem condenações da Lava Jato anuladas

Ministro do STF que alegou parcialidade do ex-juiz Sergio Moro nos julgamentos

30 OUT 2024 • POR Vinícius Santos com informações do g1 • 08h00
José Dirceu - - (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

José Dirceu, político conhecido por sua atuação no governo Lula, teve suas condenações anuladas pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro Gilmar Mendes estendeu os efeitos da suspeição do ex-juiz Sergio Moro, afirmando que sua imparcialidade em processos relacionados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprometeu o direito de Dirceu a um julgamento justo.

As condenações que foram anuladas resultaram em uma pena total superior a 23 anos, com acusações de corrupção e lavagem de dinheiro vinculadas a esquemas de corrupção na Petrobras. Com a decisão, Dirceu agora pode concorrer a cargos eletivos, incluindo a função de deputado federal, cargo que ocupou de 1991 a 2005, até sua cassação devido ao escândalo do mensalão.

Gilmar Mendes enfatizou que a falta de isenção do ex-juiz Sergio Moro impactou diretamente o processo judicial enfrentado por Dirceu, invalidando atos processuais assinados por Moro em ações que o envolviam.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.