Geral

Chuva de meteoros Oriônidas terá pico nesta segunda-feira e será visível do Brasil

Meteorologista aponta que, caso o clima de chuva não se desenvolva, o fenômeno poderá ser visível de MS

21 OUT 2024 • POR Pedro Molina • 17h11
Foto: NASA/JPL

A chuva de meteoros Oriônidas, que acontece devido aos detritos do cometa Halley - que está aproximadamente na metade de sua órbita ao redor do Sol - atinge seu pico nesta segunda-feira (21), e poderá ser visto do Brasil.

Apesar de ter seu radiante no hemisfério norte celeste, o fenômeno ainda será visível do Brasil e, segundo o meteorologista Natálio Abrahão, caso o clima de chuva não se desenvolva em Mato Grosso do Sul, também poderá ser visível no Estado.

Segundo a American Meteor Society, o fenômeno atinge seu pico com uma taxa estimada de 10 a 20 meteoros por hora. O melhor horário para se visualizar a chuva de meteoros, em Mato Grosso do Sul, será a partir das 23h, quando a constelação de Orion estiver alta no céu.

Apesar de poder ser observada a olho nu, sem assistência de nenhum equipamento, a chuva de meteoros será melhor observada em locais muito escuros.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.