Educação

Transporte escolar em Sonora está na mira do MP por risco aos alunos

Ação visa corrigir falhas e assegurar a conformidade legal

18 OUT 2024 • POR Vinícius Santos • 08h00
Foto: - Ilustrativa/Éder Yanaguita

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades no transporte escolar rural no município de Sonora. A investigação foi instaurada após denúncias apontarem a falta de segurança nos veículos, ausência de monitores e outras falhas que contrariam a legislação vigente.

O inquérito, de número 06.2024.00000859-3, foi determinado pelo promotor de Justiça Felipe Blos Orsi, após a chegada de uma denúncia formal (Notícia de Fato nº 01.2023.00009268-8) relatando situações que colocam em risco crianças e adolescentes que utilizam o serviço de transporte escolar.

O promotor solicitou a coleta de provas para apurar os fatos e, se confirmadas as irregularidades, tomar as providências legais necessárias. Entre as medidas iniciais, foi determinado o envio de ofícios ao Poder Legislativo municipal e à Secretaria Municipal de Educação de Sonora.

A Secretaria tem 15 dias para fornecer informações detalhadas sobre os veículos em uso, incluindo modelo, placa, se são próprios ou terceirizados, bem como a situação dos equipamentos de segurança e condições de conforto dos veículos. Também deverão ser esclarecidas as providências adotadas em resposta a denúncias anteriores, como agressões físicas, bullying, acidentes e falta de segurança.

O promotor também solicitou dados sobre a vistoria dos veículos pelo Detran e a composição atual do Conselho Municipal de Transporte Escolar, conforme a Lei Complementar nº 137/2022. Após o recebimento das informações, novas medidas poderão ser tomadas para corrigir as falhas encontradas no serviço de transporte escolar.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.