Política

Oposição venezuelana vai à OEA e reivindica vitória contra Maduro nas eleições

Opositores ao chavista apresentaram um suposto relatório técnico onde mostra que González Urrutia teria sido eleito

15 OUT 2024 • POR Pedro Molina • 17h52
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - Foto: Wikicommons

A oposição da Venezuela apresentou, nesta terça-feira (15), um “relatório técnico” à Organização dos Estados Americanos (OEA) onde reivindica a "vitória" do candidato Edmundo González Urrutia contra Nicolás Maduro nas eleições presidenciais.

"Podemos demonstrar a vitória de Edmundo González Urrutia", afirmou Gustavo Silva, porta-voz da oposição, ao apresentar o documento aos delegados da OEA, em Washington, nos Estados Unidos.

Durante a entrega do documento, Silva assegurou aos delegados que, “com 83,5% das atas totalizadas, podemos dizer inequivocamente que González Urrutia foi eleito" com "pelo menos" 7,3 milhões de votos”.

Maduro foi reconhecido como ganhador das eleições de julho deste ano pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), sendo assim conduzido a um terceiro mandato de seis anos, com 51,9% dos votos.

O governo venezuelano se defende das acusações, afirmando que as atas divulgadas pela oposição são "fabricadas".

Os Estados Unidos, a União Europeia e vários países da América Latina não reconheceram a vitória de Maduro e exigem que as atas eleitorais detalhadas sejam divulgadas. O Brasil é um dos países que solicitou a divulgação das atas detalhadas.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.