MPMS vai atuar para garantir exames às mulheres no Outubro Rosa
Promotorias vão trabalhar para assegurar que as mulheres consigam realizar exames preventivos gratuitos pelo SUS
14 OUT 2024 • POR Vinícius Santos com informações do MPMS • 12h43As Promotorias de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) estão prontas para acolher mulheres que enfrentam dificuldades no acesso a serviços de saúde, especialmente durante a campanha Outubro Rosa. A Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Apoio Especial à Saúde, Daniela Cristina Guiotti, destaca a importância de procurar as unidades básicas de saúde para realizar exames preventivos do câncer de mama e do colo do útero, disponíveis gratuitamente pelo SUS.
“Esses cânceres são evitáveis. Um diagnóstico precoce permite que o tratamento, se necessário, seja disponibilizado pelo SUS, aumentando as chances de cura”, afirma Daniela Guiotti. "[...] Caso encontrem qualquer dificuldade na realização desses exames, as Promotorias de Justiça do MPMS, tanto da Capital quanto do interior, estão abertas e prontas para o acolhimento necessário dessas mulheres e para ingressar com as medidas legais cabíveis para a proteção dos seus direitos”, ressaltou a Promotora Cristina Guiotti.
O MPMS, diz que promove políticas públicas visando prevenir doenças e proteger a saúde da população, com foco nas mulheres. Em Campo Grande, as unidades de saúde, o Hospital do Câncer e o Hospital do Amor oferecem mamografias e exames preventivos (papanicolau) gratuitamente. Mulheres no interior podem buscar as unidades de saúde mais próximas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.