Política

Dois procurados pela Justiça foram eleitos vereadores nas Eleições 2024

Os suplentes podem assumir como vereadores caso o titular seja afastado ou saia definitivamente do cargo

12 OUT 2024 • POR Brenda Leitte • 15h32
Urna eleitoral eletrônica - Foto Nelson Jr./ASICS/TSE

Dois procurados pela Justiça elegeram-se vereadores nas Eleições 2024. Os dados fazem parte de um novo levantamento realizado pelo portal g1, com base nas informações de candidaturas disponibilizadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e nos mandados de prisão registrados no BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão), alimentado por tribunais de todo o país e mantido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Os vereadores eleitos foram Gilvan (MDB), vereador eleito de Lagoinha do Piauí (PI), condenado em 2021 por atropelar e matar uma pessoa em Marabá (PA).

O outro trata-se de Marco Aurelio (Republicanos), que foi eleito vereador de Paty do Alferes (RJ), e é procurado por dever pensão. Esse tipo de mandado é revogado assim que a dívida é paga.

Vale destacar que 18 candidatos eleitos estão na condição de suplentes — quando um candidato não obtém o número necessário de votos para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, mas pode assumir como vereador caso o titular seja afastado ou saia definitivamente do cargo.

Os outros 14 suplentes são procurados por dívidas de pensão alimentícia que não foram pagas. Eles podem ser presos a qualquer momento se forem encontrados pela polícia. Porém, mesmo com a condenação, não perdem o cargo.

Já os condenados por crimes podem perder o mandato, mesmo eleitos, em razão da Lei da Ficha Limpa.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.