Polícia

Explosão em indústria deixa 30 pessoas feridas em SP

Por se tratar de um produto químico altamente tóxico, a área foi isolada por pelo menos seis ruas ao redor

12 OUT 2024 • POR Brenda Assis • 12h53
Empresa de produtos químicos explode em Sertãozinho, SP - Foto: Arquivo pessoal

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de produtos químicos na Vila Industrial em Sertãozinho (SP), por volta das 13h30 desta sexta-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos três pessoas foram socorridas com queimaduras e seis, por terem inalado fumaça. Já a prefeitura disse que, ao todo, 30 precisaram de atendimento médico, sendo quatro casos graves.

Parte das vítimas foi levada para Santa Casa e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sertãozinho e outra, para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP). Não há informações sobre o estado de saúde delas.

Por se tratar de um produto químico altamente tóxico, a área foi isolada por pelo menos seis ruas ao redor. Cerca de 50 casas foram completamente evacuadas, segundo a prefeitura.

Ainda de acordo com os bombeiros, o fogo teria começado após uma explosão que atingiu um caminhão com produtos químicos. Moradores também relataram que ouviram explosão no local.

À EPTV, afiliada da TV Globo, o capitão Fernando Roberto, do Corpo de Bombeiros, citou que residências vizinhas à empresa foram afetadas pelo fogo. "Ainda estamos com as equipes no interior da edificação combatendo e impedindo que o fogo se propague para as edificações adjacentes. As residências ao lado da edificação estão comprometidas, com possibilidade de abalo estrutural, mas isso requer uma análise posterior, por isso que todo o quarteirão foi evacuado, retirados todos de suas residências, e mais quatro quarteirões evacuados, no sentido da fumaça", disse.

Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceram ao local. Agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também foram acionados porque é o órgão responsável para atuar com agentes neutralizadores de produtos químicos. A suspeita inicial dos bombeiros é de que o produto atingido pelo incêndio seja o clorito de sódio.

A Prefeitura de Sertãozinho informou que a empresa envolvida está regularizada junto ao município e com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em vigência. Também afirmou que Guarda Municipal e Defesa Civil acompanham a ocorrência.