Cinzas do Pantanal são exibidas por deputada durante sessão no Parlamento Europeu
Dados do Lasa/UFRJ apontam que o fogo já consumiu mais de 2 milhões de hectares do bioma somente neste ano
11 OUT 2024 • POR Pedro Molina • 16h11A eurodeputada Anja Hazekamp apresentou, durante sessão no Parlamento Europeu na quinta-feira (10), que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, um frasco contendo as cinzas dos incêndios que devastam o Pantanal.
“A cinza que tenho aqui vem do Pantanal [...] A Europa também tem isso em sua consciência. O que a Comissão [Europeia] vai fazer para proteger não apenas a Amazônia, mas também o Pantanal e o Cerrado?", disse a deputada enquanto segurava o frasco durante seu discurso.
As cinzas foram entregues pela Environmental Justice Foundation (EJF) a líderes europeus no mês passado como uma forma de se chamar atenção da comunidade internacional para a situação de biomas úmidos como o Pantanal.
Luciana Leite, Defensora da Biodiversidade e do Clima na EJF, também esteve presente e chamou a atenção para a situação dos biomas molhados no Brasil.
“O Pantanal é a maior área úmida tropical do mundo, e sua contribuição para a regulação climática beneficia a humanidade como um todo. Comprometer-se com a sua preservação apenas fortalece o compromisso urgente que devemos ter com o enfrentamento às mudanças no clima no mundo, mas também com a sobrevivência das comunidades e povos tradicionais e indígenas que vivem nesse ecossistema único”, disse Luciana.
A defensora também reforçou a necessidade de trabalho em conjunto entre a União Europeia e o Brasil durante a COP30, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro de 2025 na cidade de Belém, no Pará.
À medida que nos aproximamos da COP30 em Belém, exorto os líderes brasileiros e europeus a trabalharem juntos para garantir o financiamento necessário para a proteção e recuperação que as áreas úmidas tanto precisam”, reforçou.
Pantanal já perdeu 2 milhões de hectares
Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ), divulgados pelo Governo de Mato Grosso do Sul na quinta-feira (10), revelaram que o fogo já consumiu 2.346.775 hectares do Pantanal neste ano.
O número corresponde a um aumento de 1.630,3% das queimadas no bioma em MT e MS em relação ao mesmo período do ano passado.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.