Com 14 casos de raiva na Capital, Sesau lança plataforma com informações da doença
O site será ativado nesta sexta-feira (4); entenda
3 OUT 2024 • POR Brenda Leitte • 17h50Campo Grande já registrou 14 casos de raiva em morcegos, desde o segundo semestre de 2023 até junho de 2024. Diante disso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) irá lançar uma plataforma para levar mais esclarecimentos sobre a contaminação de pessoas pelo vírus Lyssavirus. O site https://semraiva.com.br será ativado nesta sexta-feira (4).
Na plataforma, a população e profissionais de saúde poderão encontrar todas as informações referentes à raiva, como orientações de como agir em caso de mordida, ciclos de transmissão e onde encontrar a vacina contra a doença.
A Secretaria fará o lançamento do novo sistema de notificação de casos pelos profissionais de saúde, fruto de uma parceria entre a Sesau, CCZ, UFMS e Fiocruz. A ferramenta otimiza o tempo de resposta e traz mais assertividade. O próximo passo é a criação de um aplicativo mobile.
Dados
A OMS pretende eliminar os casos de raiva humana pela variante canina no mundo até 2030, no Brasil até 2026.
De 2010 a 2024, foram registrados no mundo 48 casos de raiva humana.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.