Eclipse solar poderá ser visto hoje à tarde no Brasil; saiba como observar
Fenômeno será visível das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste
2 OUT 2024 • POR Pedro Molina • 15h49Acontece nesta quarta-feira (2) um eclipse solar que ocorrerá no fim da tarde, e poderá ser visível das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso do Sul, que deve presenciar um eclipse parcial.
Em uma estreita faixa que passa pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina, o eclipse será anular, que é aquele que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, cobrindo parcialmente nosso astro e deixando apenas um “anel de fogo” visível.
Em boa parte do Brasil, o fenômeno será apenas parcial, ou seja, a Lua não consegue cobrir o Sol da mesma maneira que em um eclipse anular, onde ainda é possível se ver o “anel de fogo”, com apenas uma parte do nosso astro estando coberta. O eclipse poderá ser visto por volta das 16h, com pico por volta das 16h57.
Apesar disso, ainda é possível visualizar esse fenômeno, mas com alguns cuidados em mente. Veja alguns cuidados para observar o eclipse:
- Não observe o eclipse diretamente sem equipamentos adequados;
- Não utilize “truques”, como tentar ver o eclipse através de chapas de raio-x, câmera do celular ou máquinas fotográficas (que também pode causar danos ao aparelho) e óculos escuros;
- Não faça o uso de telescópios sem os filtros apropriados;
- Utilize óculos próprios para observação de eclipses, que são vendidos em lojas especializadas em artigos astronômicos;
- Caso não consiga acesso aos óculos próprios para eclipse, vidros para solda com filtro 14 ou maior também podem ser utilizados, que se combinados com óculos escuros, aumentam ainda mais a proteção.
Para quem não conseguir observar o fenômeno, o Observatório Nacional, em parceria com astrônomos do Projeto Céu em sua Casa: observação remota e com o Time And Date, fará transmissão ao vivo do eclipse anular no YouTube.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.