Política

Deputados votam lei para fomento a atividade rural das mulheres

A política estabelece diretrizes, normas gerais e os critérios básicos incentivar a inclusão qualificada na atividade agrícola

24 SET 2024 • POR Sarah Chaves • 09h11

Os deputados votarão a redação final de três propostas na Ordem do Dia,  desta terça-feira (24) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O primeiro deles será o Projeto de Lei 53/2024, do deputado Lidio Lopes (Patriota), que cria diretrizes para valorização e empoderamento da mulher no campo.

A política estabelece diretrizes, normas gerais e os critérios básicos para fomentar a atividade rural das mulheres, com a sua inclusão qualificada na atividade agrícola junto do desenvolvimento de ações que resultem no respeito a sua capacidade produtiva e suas potencialidades profissionais, bem como a garantia a sua plenitude emocional, física e psíquica.

Já o Projeto de Lei 82/2024, do deputado Paulo Duarte (PSB) obriga as empresas prestadoras de serviço público no Estado de Mato Grosso do Sul a expedir notificação prévia ao usuário ao realizar vistoria ou manutenção técnica com interrupção do serviço. E o Projeto de Resolução 31/2024, do deputado Roberto Hashioka (União), institui a comenda do Mérito Legislativo do Empreendedor "Ueze Elias Zahran". 

Primeira Discussão

Em primeira discussão os parlamentares apreciarão dois projetos do Poder Executivo. O Projeto de Lei Complementar 8/2024, altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 127, de 15 de maio de 2008, nos termos que menciona, e dá outras providências.

E o Projeto de Lei 184/2024 autoriza o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Poder Executivo Estadual a doar, com encargos, ao Município de Coxim-MS, o imóvel de sua propriedade que especifica, e dá outras providências.