Interior

Governo faz recadastramento de famílias ribeirinhas e indígenas de Corumbá

A iniciativa visa identificar as principais necessidades dessas populações

23 SET 2024 • POR Luiz Vinicius • 10h56
Monique Alves

Equipes da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) farão um mapeamento social, econômico e cultura nas comunidades ribeirinhas de Corumbá para o recadastramento dessas famílias, assim como acontecerá com os povos originários, liderados pelo povo Guató.

A iniciativa visa identificar as principais necessidades dessas populações, com o objetivo de aprimorar políticas públicas que promovam melhorias concretas em suas condições de vida.

A ação também reforça o compromisso com a valorização e o respeito às comunidades indígenas, garantindo visibilidade e preservação dos direitos desses povos, ao mesmo tempo que fortalece sua identidade e história.

O cadastramento vai além da simples coleta de dados. Ela permitirá a construção de um diagnóstico abrangente, identificando os principais desafios enfrentados pelos ribeirinhos em áreas cruciais como direitos humanos, assistência social, saúde, educação e meio ambiente. O projeto também busca documentar e preservar a rica cultura e tradições dessas comunidades, essenciais para a identidade local.

Este levantamento faz parte do projeto ‘Radiografia da Realidade: Mapeamento Social, Econômico e Cultural dos Ribeirinhos e Quilombolas do Estado de Mato Grosso do Sul’, que pretende expandir o mapeamento para outras comunidades ribeirinhas e quilombolas em todo o estado, consolidando um compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo.