Geral

Eclipse parcial da Lua acontece nesta terça-feira

Desde que não haja nuvens, será possível observar o eclipse simplesmente olhando para o céu

17 SET 2024 • POR Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil • 12h38
Eclipse parcial acontece hoje - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta terça (17), espectadores de todo o país poderão observar um eclipse parcial da Lua. O fenômeno terá início a partir das 21h41, com a fase penumbral. O início do eclipse parcial deve ocorrer às 23h12 e o ápice do fenômeno será às 23h44. 

Desde que não haja nuvens na frente da Lua, será possível observar o eclipse simplesmente olhando para o céu. No horário em que é esperado o início do fenômeno visto a olho nu (23h12), a Lua estará bem alta no céu para todo o Brasil, o que facilita ainda mais a observação.

De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, não é preciso nenhum equipamento especial para observar o eclipse. "Os observadores podem olhar diretamente para a Lua, sem preocupações, pois, ao contrário de um eclipse solar, não há riscos para os nossos olhos”.

É interessante notar que eclipses da Lua e eclipses do Sol acontecem em sequência. Dessa forma, o próximo eclipse do Sol ocorrerá no dia 2 de outubro.

Confira o cronograma do eclipse lunar (pelo horário de Mato Grosso do Sul):

17/09: Início do eclipse penumbral às 20h41; 17/09: Início do eclipse parcial às 22h12; 17/09: Eclipse parcial atinge o ápice às 22h44; 17/09: Fim do eclipse parcial à 23h15; 18/09: Fim do eclipse penumbral à 0h47.

Como o céu poderá estar nublado ou prejudicado pela fumaça das queimadas, é possível que o fenômeno não esteja visível em algumas localidades do Brasil. Nesse caso, será possível acompanhar o evento em tempo real pela internet.

Observatório Nacional vai transmitir ao vivo o eclipse parcial da Lua em seu canal oficial no YouTube com início previsto para as 21h30.