Meio Ambiente

Estudo revela que seca de 2024 pode ser a mais severa registrada no Brasil

Pesquisa baseada em imagens de satélite mostra que 55% do território nacional está comprometido

14 SET 2024 • POR Carla Andréa, com CNN • 12h31
Seca na Amazônia - Reprodução

Um estudo feito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) aponta que a estiagem prevista para 2024 pode ser a mais severa já registrada no Brasil.

A pesquisa foi baseada em imagens de satélite, e revela que mais da metade do território nacional - cerca de 55% - está comprometido devido à seca. A área afetada pela seca é estimada em 4,6 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Amazônia.

O impacto da estiagem é visível em 12 grandes rios do país, com três deles em situação crítica: o rio Paraguai, o rio Paraná e o rio Amazonas.

Segundo pesquisadores, o principal fator por trás dessa seca sem precedentes é o calor extremo. As ondas de calor e o aumento das temperaturas têm sido mais significativos do que a própria escassez de chuvas. A perspectiva para o futuro são de que a seca se intensifique.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.