Geral

Cerimônia de retorno de manto sagrado Tupinambá acontece na quinta-feira

Evento contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

10 SET 2024 • POR Pedro Molina • 17h52
Manto sagrado Tupinambá passou três séculos na Dinamarca e foi devolvido ao Brasil em julho deste ano - Foto: Museu Nacional da Dinamarca

Acontece na quinta-feira (12), na cidade do Rio de Janeiro, a cerimônia de retorno do manto sagrado Tupinambá, que passou três séculos na Dinamarca, ao Brasil, que contará com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de lideranças do Povo Tupinambá.

O manto, que mete 1,2 metro de comprimento e é feito com penas vermelhas de pássaros guarás fixadas em uma rede de fibras naturais, retornou ao Brasil e chegou ao Museu Nacional localizado no Rio de Janeiro, no dia 11 de julho, e aconteceu após uma articulação entre instituições brasileiras e dinamarquesas.

A cerimônia é promovida pelo Ministério dos Povos Indígenas, em conjunto com os Ministérios da Educação e da Cultura, além de contar com parceria do Ministério das Relações Exteriores.

O evento contará com a presença do Povo Tupinambá, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e demais autoridades do governo federal, estadual e municipal.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.