Tecnologia

Anatel trabalha em sistema identificador de chamadas

Nome da empresa e logotipo serão exibidos no momento em que o usuário receber a chamada; objetivo é combater golpes

28 AGO 2024 • POR Pedro Molina • 19h27
Foto: Freepik

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando em um novo sistema, chamado de “Origem Verificada”, para frear a aplicação de golpes por meio de um identificador de chamadas que permitirá que as empresas cadastrem seus números em um banco de dados.

Buscando aumentar a transparência e a segurança para os consumidores, a iniciativa permitirá que as empresas cadastradas sejam identificadas ainda na chamada com o nome e logotipo, além de uma mensagem de texto opcional.

Um dos principais golpes que a Agência busca acabar é o “golpe do 0800”, em que criminosos se passam por atendentes de empresas conhecidas para obter dados pessoais e financeiros das vítimas.

O sistema será implementado em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal, conhecido como Conexis. Para se cadastrarem, será necessário que as empresas contratem o serviço diretamente com as operadoras, que ainda não revelaram o preço que será cobrado.

A Conexis ainda garantiu que o novo serviço não terá custo adicional para os consumidores.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.