Justiça

MP recomenda que partidos evitem adesivos eleitorais em carros de aplicativo

Ministério Público orienta partidos a não distribuírem adesivos eleitorais para motoristas de aplicativos em Campo Grande, visando evitar problemas nas eleições de 2024

19 AGO 2024 • POR Vinícius Santos com informações do MPMS • 08h00
Foto: Freepik

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu recomendação para partidos políticos, coligações, candidatos e federações, alertando sobre a distribuição de adesivos de propaganda eleitoral a motoristas de aplicativos de transporte que atuam em Campo Grande. A recomendação, de caráter orientativo, foi assinada pelo Promotor de Justiça Eleitoral Nicolau Bacarji Júnior e divulgada nesta sexta-feira (16), data em que passa a ser liberada a propaganda eleitoral.

O objetivo da recomendação é evitar a prática de ilícitos eleitorais nas eleições de 2024. Além dos envolvidos na campanha, a orientação se estende às empresas de transporte por aplicativo que operam na Capital. Elas foram instruídas a notificar e esclarecer os motoristas cadastrados sobre a proibição de adesivar seus veículos com qualquer propaganda eleitoral, incluindo aqueles adesivos alusivos ao pleito.

A recomendação do MPMS está alinhada com as normas que regulam a propaganda eleitoral no país. Essas normas proíbem a veiculação de propaganda em táxis, motos de entregadores, veículos de transporte por aplicativo, ônibus, veículos de transporte alternativo, e veículos particulares que estejam prestando serviço a órgãos públicos.

O descumprimento da recomendação poderá resultar em multa ao responsável pela divulgação da propaganda, após notificação e comprovação, conforme prevê a Lei das Eleições.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.