Interior

JD1TV: Onça-pintada com patas queimadas é resgatada de incêndio no Passo do Lontra

Animal, que estava debilitado, recebeu todo o suporte e seguirá com recuperação no Hospital Veterinário Ayty, em Campo Grande

19 AGO 2024 • POR Luiz Vinicius • 07h54
Onça foi resgatada em meio a força-tarefa - Reprodução/PMA-MS

Mais um animal recebeu todo o suporte e resgate de profissionais em virtude dos incêndios florestais que atingem o pantanal sul-mato-grossense. Dessa vez, uma onça-pintada foi resgatada durante a tarde de sábado (17), após ser encontrada ferida e debilitada na região do Passo do Lontra, em Corumbá - a 426 quilômetros de Campo Grande.

O resgate foi conduzido por equipes da Polícia Militar Ambiental e o Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal-MS). Quem avisou da situação envolvendo o felino foram ribeirinhos e piloteiros que avistaram o animal nas margens do Rio Miranda.

As duas equipes tiveram o trabalho de mobilizar uma lancha e uma viatura para focar na força-tarefa de salvamento do animal. Para que os trabalhos fossem iniciados, houve a necessidade de usar um tranquilizante e zarabatana, garantindo o conforto do animal e a segurança dos profissionais.

Segundo informado pela polícia ambiental, o animal foi cuidadosamente transportado para a lancha da PMA, onde foi estabilizado pelos técnicos do Gretap. A onça-pintada estava com queimaduras nas patas e por isso houve o quadro de debilitação física.

"Apesar das graves queimaduras, que causaram significativa debilitação física, a expectativa dos veterinários do CRAS é de que o animal se recupere o mais breve possível", diz a nota.

A onça-pintada foi transportada para o Hospital Veterinário para Animais Silvestres do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Ayty, em Campo Grande.

Your browser does not support HTML5 video.