Polícia

MS foi o estado com a maior taxa de estupros de crianças e adolescentes em 2023, diz Unicef

No total, foi registrado um crime do tipo a cada 8 minutos no Brasil no ano passado

13 AGO 2024 • POR Pedro Molina • 16h11
Foto: Reprodução

Um levantamento realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), e divulgado nesta terça-feira (13), mostra que uma criança ou adolescente foi vítima de estupro a cada oito minutos no Brasil em 2023.

No total, foram reunidos dados de todas as 27 unidades da federação, que registraram, ao longo do ano passado, um total de 63.430 casos de estupro contra menores de idade, número 17,7% maior em relação ao registrado em 2022.

Mato Grosso do Sul apareceu no ranking dos Estados em primeiro colocado, tendo a maior taxa de estupros por 100 mil habitantes de vítimas com até 19 anos do Brasil. A taxa sul-mato-grossense foi de 275,1 - em comparação, São Paulo teve um indicador de 82,7.

Apesar dos altos números, o levantamento ressalta que “estamos trabalhando com dados de registros que podem representar nem 10% do total de fatos que efetivamente ocorreram no país”, destacando a subnotificação de casos do tipo no Brasil.

Perfil das vítimas

Os dados apontam que, no geral, vítimas do sexo feminino são maioria absoluta, respondendo por 87,3% dos casos registrados.

Em relação ao responsável pelo crime, até os 9 anos de idade, 84% e 86% dos crimes tem como autor alguém conhecido da vítima. Em relação às meninas entre 15 e 19 anos, os autores desconhecidos chegam a 22%.

Desses casos, 48,3% - quase metade dos registros totais - se refere a crianças na faixa etária dos 10 aos 14 anos.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.