Recém-nascida morre com suspeita de broncoaspiração em Campo Grande
Família chegou a encaminhar a vítima para atendimento no CRS Coophavila
23 JUL 2024 • POR Luiz Vinicius • 06h50
Recém-nascida, de apenas cinco dias, morreu em decorrência de uma possível broncoaspiração na tarde desta segunda-feira (22), após dar entrada no CRS (Centro Regional de Saúde) Coophavila, em Campo Grande.
Segundo informações do boletim de ocorrência, a mãe da vítima relatou que deu à luz a filha na quinta-feira (18) no Hospital Regional e recebeu alta médica durante a noite de sábado, no dia 20, mas sem emitir a certidão de nascimento.
Já nesta segunda, a mãe deu de amamentar para a recém-nascida e a tia fez a vítima arrotar, colocando logo na sequência no carrinho. Cerca de 30 minutos depois, o pai apareceu e pegou a filha no colo e percebeu que ela não estava respirando.
Imediatamente a família buscou atendimento médico no CRS Coophavila, dando entrada por volta das 15h45, porém, a triste notícia veio às 16h36, com o óbito sendo declarado com a suspeita de broncoaspiração.
A mãe, na delegacia, relatou que a filha não apresentou qualquer problema respiratório e afirmou que teve alta médica sem obter qualquer documentação ou certidão de nascimento, sendo orientada a providenciar uma para registrar o nome da filha e cadastrar no sistema.
O caso foi registrado como morte a esclarecer na delegacia de plantão.
O que é broncoaspiração?
A broncoaspiração é a entrada de substâncias estranhas, tais como alimentos e saliva, na via respiratória.
Essa condição pode ocorrer pelo enfraquecimento dos músculos usados na deglutição, o que pode causar a dificuldade no ato de engolir, também conhecida como disfagia.