Internacional

Atirador que atentou contra Donald Trump é identificado

O autor tinha 20 anos e era da Pensilvânia

14 JUL 2024 • POR Sarah Chaves, com informações da NBC e CBS • 16h47
Thomas Crooks - Reprodução

O FBI identificou como sendo Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, de Bethel Park, Pensilvânia, o atirador da tentativa de assassinato do ex-presidente Donald Trump no sábado (13), em Butler, Pensilvânia", diz o comunicado da agência federal dos Estados Unidos.

O momento da tentativa de assassinato foi captado pelas câmaras que acompanhavam o candidato republicano, que tinha acabado de subir ao palanque e se preparava para discursar.

Foram disparados vários tiros, antes de o autor ser abatido por agentes dos serviços secretos no telhado de um edifício fora do perímetro do comício.

Segundo o Pittsburgh WTAE, o atirador usou uma arma do tipo AR-15 e disparou oito tiros antes de ser abatido.

Trump foi atingido por um tiro na orelha e um espectador do comício, Corey Comperatore de 50 anos, acabou morto. Outros foram feridos sem gravidade. Crooks foi identificado horas depois, por exame de DNA.

Em entrevista coletiva, o FBI tratou o ataque como tentativa de assassinato e é assim que o caso está a ser investigado. A agência apelou à ajuda do público, por "não acreditar que se trate de um lobow solitário". Donald Trump regressou, entretanto, a sua casa, em Nova Jersey, e "encontra-se bem", de acordo com nota publicada na página de internet do Comitê Nacional Republicano (RNC).

Trump ainda pretende ir à convenção republicana na próxima semana, no
Wisconsin, na qual deverá ser oficialmente
indicado candidato da direita à Casa Branca, informou neste domingo (14), sua equipe.