Polícia

Corrupção e fraudes em licitações fazem PF fazer 'visitinha' em Corumbá

Operação João Romão está cumprindo 14 mandados de busca e apreensão tanto na cidade Branca, como em Campo Grande

3 JUL 2024 • POR Luiz Vinicius • 08h50
Operação apreendeu inúmeros objetos de investigação, inclusive quantias em dinheiro - Divulgação/PF

Com apoio da Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal iniciou a Operação João Romão na manhã desta quarta-feira (3) para combater a corrupção e as fraudes em licitações que estariam ocorrendo na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Corumbá.

A maioria das irregularidades estaria acontecendo na 'cidade branca', porém, há respingos em Campo Grande, mas que não foram detalhados pela PF. Em nota, o órgão apenas disse que 14 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos dois municípios.

Conforme a Polícia Federal, a investigação começou em meados de 2021 onde o atual secretário municipal, Ricardo Ametlla, teria criado uma empresa que venceu várias licitações da pasta que estava sob sua responsabilidade. Nesse interim, o investigado acabou sendo realizando obras que ultrapassaram R$ 12 milhões.

"Ainda durante as investigações foi possível colher indícios de irregularidades que teriam permitido a empresa suspeita ter capacidade financeira e técnica para participar dos certames licitatórios que venceu", diz trecho da nota.

Foram alvos da operação um servidor público, servidores comissionados e efetivos envolvidos nas autorizações e fiscalizações das obras executadas, além de pessoas responsáveis pelas empresas.