Saúde

Hospital Regional da Grande Dourados registra aumento de procedimentos realizados

A maioria das intervenções são gerais, seguidas por ortopédicas, ginecológicas e vasculares

26 JUN 2024 • POR Sarah Chaves, com informações da SES • 13h13
Divulgação: SES

No primeiro quadrimestre de 2024, o Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados  teve 1.104 procedimentos realizados, um aumento de 42%, quando comparado ao mesmo período do ano passado em que foram registradas 778 intervenções.

“O crescimento é resultado de esforços do hospital para atender a demanda represada na pandemia da Covid-19”, explicou o diretor-geral da unidade, Alex Marques Cruz. Pedra na vesícula, hérnia e mioma estão entre os principais casos atendidos.

Para o médico Diogo Castilho, o número é reflexo do atendimento prestado a todos os municípios da macrorregião. “Atualmente, o hospital representa a região o Cone Sul do estado. Então, realiza o atendimento de aproximadamente 1.200 pessoas por mês”, afirma.

Parte da rede hospitalar estadual, o regional de Dourados recebe pacientes encaminhados pela regulação estadual que precisam de atendimento de baixa e médica complexidade. “É comum atendermos pessoas de Campo Grande ou de cidades com mais de 200 km de distância”, acrescenta Castilho.

Inaugurado em 2015, o Hospital Regional de Cirurgia da Grande atualmente oferece vários serviços, desde consultas e cirurgias em diversas especialidades como cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, vascular e oftalmologia, além de realizar exames como ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia e colonoscopia.

A Grande Dourados é composta por 10 municípios: Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.

Do total de cirurgias realizadas no primeiro quadrimestre, 530 são de cirurgia geral, 311 ortopédicas, 214 ginecológicas e outras 49 vasculares.