Delegado da PF é o 1º brasileiro eleito para chefiar a Interpol
Essa é a primeira vez que um brasileiro entra na disputa ao cargo e se elege
25 JUN 2024 • POR Pedro Molina • 15h23O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito nesta terça-feira (25) como o mais novo secretário-geral da Interpol - The International Criminal Police Organization, ou Organização Internacional de Polícia Criminal em tradução livre - de 2025 até 2030.
A eleição do Comitê Executivo da Interpol aconteceu em Lyon, na França, e totalizou oito votos para o brasileiro e outros três para o britânico Stephen Kavanagh. Também participaram, mas não receberam votos, Mubita Nawa, da Zâmbia, e Faisal Shahkar, do Paquistão.
Essa é a primeira vez que um brasileiro entrou na disputa ao cargo e se elegeu, dando fim a quase 100 anos de hegemonia entre europeus e norte-americanos.
“A eleição do delegado Urquiza reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial”, disse nota conjunta dos ministérios Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública.
Os órgãos ainda destacaram que a escolha do nome “representa, ademais, o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.