Justiça

Julgamento no TJ pode anular investigação e beneficiar Claudinho Serra

Desembargadores decidem hoje o futuro da Operação Tromper, que investiga corrupção, fraude em licitações e peculato em cidade vizinha à Capital

25 JUN 2024 • POR Vinícius Santos • 09h35
Vereador Claudinho Serra - Reprodução/CMCG

Nesta terça-feira, 25 de junho de 2024, às 14:00, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) vai julgar um pedido que busca 'anular' a investigação da Operação Tromper. A decisão pode beneficiar Cláudio Jordão de Almeida Serra,  o "Claudinho Serra", acusado pelo Ministério Público Estadual (MPMS) de liderar uma organização criminosa que desviou milhões de reais da Prefeitura de Sidrolândia. Caso o recurso seja aceito, outras 21 pessoas envolvidas no esquema também poderão ser beneficiadas.

A defesa de Claudinho Serra alega que o juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, da Vara Criminal de Sidrolândia, não tinha competência para autorizar a investigação. Segundo o MPMS, a organização criminosa operava na Prefeitura de Sidrolândia, administrada pela prefeita Vanda Camilo (PP), sogra de Claudinho Serra.

O pedido de liminar para suspender os atos da operação foi negado pelo desembargador José Ale Ahamad Netto, da 2ª Câmara Criminal do TJMS.

O MPMS, juntamente com o Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), defende a legitimidade da Operação Tromper. A operação investiga corrupção, organização criminosa, fraude em procedimentos licitatórios e peculato. As investigações incluem até delação um ex-servidor da Prefeitura de Sidrolândia, que forneceu 'detalhes' sobre o esquema de desvio de verbas.

O julgamento desta segunda-feira vai analisar os argumentos apresentados. Dependendo da decisão, tanto a defesa de Claudinho Serra quanto o MPMS podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.