Política

Coronel David pede por melhorias na UTI neonatal da Maternidade Cândido Mariano

Atualmente, no hospital, a área para recém-nascidos realiza exames cardíacos apenas uma vez por semana

12 JUN 2024 • POR Brenda Leitte • 13h50
Deputado Estadual Coronel David (PL) - Foto: Divulgação

Em um movimento voltado para a melhoria da saúde dos recém-nascidos, o deputado estadual Coronel David (PL) apresentou, nesta quarta-feira (12), uma indicação solicitando a ampliação do atendimento diário de médicos especialistas na UTI Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) da Maternidade Cândido Mariano, de Campo Grande.

A proposta inclui a presença contínua de cardiopediatras, neuropediatras e outros especialistas, além da disponibilidade desses profissionais para a realização de exames essenciais aos bebês. A maternidade realiza aproximadamente 9 mil partos a cada 12 meses.

A motivação do deputado surge após a constatação de que a UTI Neonatal do hospital conta, atualmente, com apenas um cardiopediatra, realizando exames cardíacos uma vez por semana. “Esse tipo de exame não pode esperar”, destacou o deputado. “A demora na realização e identificação de possíveis patologias pode trazer graves consequências para os recém-nascidos”, acrescentou.

De acordo com o deputado, a situação se agrava com a internação prolongada de crianças em condições de alta médica, que permanecem na UTI à espera de exames cardiológicos. Esse cenário não apenas sobrecarrega os cofres públicos, mas também causa desgaste aos pais e ocupa vagas que poderiam ser destinadas a outras crianças em necessidade urgente.
 
O pedido foi oficialmente direcionado ao presidente da Maternidade Cândido Mariano, Daniel Gonçalves de Miranda. A expectativa é que a ampliação dos atendimentos traga melhorias significativas para o serviço neonatal, garantindo um cuidado mais ágil e eficiente para os recém-nascidos internados na UTI da maternidade.
 
A Cândido Mariano, uma das maiores maternidades da Região Centro-Oeste, é conhecida pelo tratamento de recém-nascidos e é gerida pela AAMI (Associação de Amparo à Maternidade e a Infância). Fundada em 21 de janeiro de 1938, a AAMI é uma entidade beneficente de assistência social na área da saúde, reconhecida como de utilidade pública em níveis federal, estadual e municipal.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.