Clima

Brasil teve quase 3 meses a mais de calor por causa da mudança climática, diz estudo

Brasileiros viveram 83 dias "extras" de altas temperaturas nos últimos 12 meses

28 MAI 2024 • POR Pedro Molina • 17h15
Foto: Edemir Rodrigues

Um relatório internacional, feito em conjunto por grupos como World Weather Attribution, Climate Central e do Centro Climático da Cruz Vermelha, e divulgado nesta terça-feira (28), mostrou que, nos últimos 12 meses, os brasileiros enfrentaram quase 3 meses a mais de dias quentes por causa da mudança climática.

Foram analisados dados de 2023 e de 2024 em comparação com a média de décadas anteriores, com os pesquisadores considerando que a temperatura de um dia era anormal em um determinado local se ela excedesse 90% das temperaturas diárias registradas entre 1991 e 2020.

Levando em conta esses parâmetros, os pesquisadores notaram 83 dias de calor acima do normal, quase três vezes acima da média global para a pesquisa, que foi de 26 dias.

As altas temperaturas não afetaram somente o Brasil. Segundo a análise, mais de 6 bilhões de pessoas foram expostas a temperaturas nunca vistas nos últimos 29 anos, com os últimos 12 meses sendo os mais quentes já registrados no planeta.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.