Geral

JD1TV: Dono da Havan alerta sobre golpes de 'doações' que usam sua voz

Mais de cinco mil consumidores deram queixa nos últimos 20 dias após serem enganados pelos anúncios

27 MAI 2024 • POR Sarah Chaves • 13h50

Utilizando de tecnologia de Inteligência Artificial, golpistas se aproveitam para tirar dinheiros de clientes em meio à mobilização nacional para ajudar o Rio Grande do Sul.

Uma reportagem do Fantástico deste domingo (26) mostrou alguns dos vídeos usados por criminosos utilizando imagens e voz do dono da Havan, Luciano Hang, para convencer pessoas a 'comprarem' produtos por menos da metade do preço, conforme o anúncio, o dinheiro arrecadado com as vendas, seria doado para ajudar as vítimas das enchentes. Mas quem comprou nunca recebeu além de pedir doações.

Segundo o empresário, mais de cinco mil consumidores que acreditaram nos anúncios falsos deram queixa nos últimos 20 dias e cerca de 600 sites falsos foram identificados.

"Utilizam a minha imagem, a imagem da nossa empresa, com inteligência artificial. A voz é minha, mas é tudo falso. Ou seja, as pessoas precisam, quando virem uma oferta muito boa, [...] checar no site oficial da empresa ou da pessoa, e lá bater se aquela informação realmente é válida", disse ele ao Fantástico.

Outro vídeo, uma promessa de doações: "nós vamos doar produtos de nossa loja que sofreram alguma avaria e não podem mais ser vendidos". Mas, na verdade, era mais uma manipulações de inteligência artificial.