Política

Câmara aprova projeto que veta acesso à benefícios para invasores de terra

Eles também seriam impedidos de tomarem posse em cargos públicos

22 MAI 2024 • POR Pedro Molina • 19h21
Projeto é de autoria do deputado Marcos Pollon (PL-MS) - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (11), o Projeto de Lei 709/23, de autoria do deputado Marcos Pollon (PL-MS), que determina o impedimento da concessão de benefícios sociais para invasores de terra.

O texto contou com apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e teve 336 votos favoráveis, 120 contrários e 1 abstenção. “Não se pode pagar o bolsa família ou outros auxílios do Governo Federal a quem seja associado a uma associação criminosa”, afirmou o deputado.

A base do Projeto de Lei é a consonância ao Artigo 161 do Código Penal, no qual é prevista sanção pelo crime de esbulho possessório, que tem pena de seis meses a um ano, possivelmente agravada com multa. Além de não poderem receber o benefício, invasores de terra estariam impedidos de tomarem posse em cargos públicos. 

"O Estado não pode se prestar ao papel de financiador do bem-estar de delinquentes", reforçou o deputado sul-mato-grossense.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.