Internacional

Chefe das Forças Armadas do Irã ordena investigação sobre morte do presidente

Mohammad Bagheri enviou uma delegação, que inclui especialistas técnicos, ao local do acidente

20 MAI 2024 • POR Carla Andréa • 16h38
Ebrahim Raisi - Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (20), foi confirmada a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, após o helicóptero em que ele estava, cair.

Segundo o o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do país, Mohammad Bagheri, ordenou uma investigação sobre a causa do acidente.

Uma delegação de alto escalão, chefiada por um comandante militar e que inclui especialistas técnicos, ficou responsável por ir ao local do acidente.

O helicóptero que levava Raisi caiu em uma região montanhosa, remota no noroeste do Irã, no último domingo (19), matando todas as nove pessoas a bordo. Entre elas, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati.

De acordo com a Constituição do Irã, o primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber, assumirá os poderes e funções deixadas por Raisi de maneira interina, após a aprovação do Líder Supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Após isto, uma eleição para escolher o novo presidente será realizada em até 50 dias.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.