Polícia

JD1TV: PF monta operações contra organizações especializadas no tráfico de drogas e arma

Operação é realizada em MS e outros 10 estados, onde são cumpridos 100 mandados de busca e apreensão, de prisão preventiva e prisão temporária

15 MAI 2024 • POR Luiz Vinicius • 08h18
Armas, dinheiros e até carro de luxo foram apreendidos na operação - Divulgação/PF

Duas operações foram deflagradas na manhã desta quarta-feira (15) pela Polícia Federal com intuito de desmantelar organizações criminosas especializadas no tráfico de drogas e tráfico de armas, mas também que cometeram diversos crimes, entre eles, tortura, falsificação de documentos públicos e evasão de divisas.

Além de ações em Mato Grosso do Sul, outras frentes trabalham simultaneamente nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e São Paulo, segundo divulgado em nota pela corporação.

Estão sendo cumpridos, ao todo, 100 mandados, que estão divididos em: 64 de busca e apreensão, 25 de prisão preventiva e 11 de prisão temporária. No mais, agentes cumprem também sequestro de cerca de 90 imóveis identificados e bloqueio de bens e valores contra 80 pessoas e empresas envolvidas nos crimes.

Conforme a nota, o grupo investigado remetia as drogas do Brasil para países da América Central e durante os três anos de investigação, estima-se que foram transportados 6 toneladas de cocaína.

"Para movimentação e ocultação dos valores e bens, o grupo utilizava doleiros atuantes na fronteira do Brasil com países vizinhos, além da criação de empresas de fachada, negócios dissimulados e pessoas interpostas", diz trecho da nota.