Geral

'Cometa do Diabo' fica visível em todo o Brasil neste domingo

Quem mora nas áreas urbanas terá dificuldade em avistá-lo devido a poluição luminosa

21 ABR 2024 • POR Carla Andréa, com g1 • 13h11
Observação - Foto: Dan Bartlett/NASA/AFP

O 12P/Pons-Brooks (Cometa do Diabo) está cada vez mais visível no céu noturno brasileiro e em todo o Hemisfério Sul. Neste momento, o corpo celeste está se aproximando do planeta Terra - sem risco de colisão - e por isso, poderá ser observado pela população brasileira com o auxílio de instrumentos.

Segundo o Observatório Nacional (ON), desde o dia 7 de abril, observadores do Nordeste já têm conseguido fazer registros da passagem do Cometa do Diabo. Mas hoje (21) ele se tornará visível em todo o Brasil, ao atingir a sua máxima aproximação do Sol.

Ainda de acordo com o ON, no momento não é possível saber ao certo se o cometa será visível a olho nu. Além disso, a proximidade dele com o Sol no céu pode dificultar as observações, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa.

Para localizar o corpo celeste no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular, como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight, podem ser úteis, pois permitem a identificação de diversos objetos astronômicos e cometas.

De onde vem o nome?

O Cometa do Diabo foi descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons. O 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma (nuvem de poeira e gás que circunda o seu núcleo) em uma forma de chifres.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.