Polícia

Corpos achados em embarcação no Pará são de africanos, diz PF

Documentos apontam que vítimas eram migrantes da região da Mauritânia e Mali; perícia investiga causa dos óbitos

16 ABR 2024 • POR Sarah Chaves, com informações da Agência Brasil • 13h35
Foto: Fábia Sepêda/TV Liberal

Nove corpos que foram encontrados no último sábado (13) em embarcação à deriva no litoral do Pará, na região de Bragança, foram identificados pela Polícia Federal.

A perícia para identificação dos corpos começou ontem (15), após a embarcação ter sido levada para terra firme. Segundo a PF, oito corpos estavam dentro da embarcação e o nono corpo próximo a ela.

A perícia inicial, realizada em conjunto com a Polícia Científica do Pará, aponta que os documentos e objetos encontrados junto aos corpos eram de migrantes do continente africano, da região da Mauritânia e Mali. No entanto, é possível que as vítimas sejam de outras nacionalidades.A embarcação foi encontrada por pescadores paraenses, com alguns corpos em decomposição, em um rio localizado na região de Salgado, no nordeste do Pará.

A PF trabalha com os protocolos de identificação de vítimas de desastres da Interpol (DVI) para identificar os corpos. O protocolo permite a identificação mesmo em estado de decomposição avançado, por meio da utilização de amostras de DNA, impressões digitais, características físicas, registros odontológicos e reconhecimento de objetos pessoais.

“Além da identidade, os trabalhos periciais terão por objetivo verificar a origem dos passageiros, a causa e o tempo estimado dos óbitos”, informou a polícia.

Participaram das ações de resgate uma embarcação da Marinha e um bote dos bombeiros militares de Bragança, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Pará e o Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito de Bragança.