Energisa terá redução na conta de energia
Percentuais de queda ficarão entre -0,84% para baixa tensão e -3,65% para alta e média tensão
2 ABR 2024 • POR Brenda Leitte • 13h10O valor da conta de luz vai cair para mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras em 74 municípios de Mato Grosso do Sul. Na manhã desta terça-feira (2), a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a redução média de -1,61% na tarifa de energia elétrica da Energisa MS.
Esse reajuste tarifário anual entra em vigor na próxima terça-feira (8). Para alta tensão, a redução será de -3,65%. Para baixa tensão – que engloba classes residencial, comercial e rural, reajuste será para baixo de -0,84%. Enquanto os consumidores residenciais (B1) perceberão uma redução de -0,65%.
O fator que mais impactou para a redução da tarifa é a parcela da distribuidora (-2,38%), seguido da retirada de financeiros de anos anteriores (-1,40%). Deste modo, segundo a nova divisão, mais de 70% do que é arrecadado na fatura de energia não fica com a distribuidora, pois correspondem ao repasses para os demais entes da cadeia de distribuição.
Em todo o Brasil, o cálculo do reajuste das tarifas de energia elétrica segue regras estabelecidas em contratos de concessão que valem para todas as concessionárias de acordo com a Aneel. Como todas as empresas que atuam no setor de energia elétrica, a Energisa segue os percentuais determinados nacionalmente pelo agente regulador.
Parcelamentos
Vale lembrar a população que a Energisa seguirá oferecendo parcelamento em até 24 vezes, que pode ser realizado pelos canais de atendimento digitais da concessionária, pelo aplicativo Energisa ON, pelo Whatsapp ou pelo site.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.