Saúde

Pacientes com Leucemia sofrem com a falta de doadores de medula óssea

Em Campo Grande, o cadastro de doadores é feito no Hemosul, e o transplante pela Cassems

1 MAR 2024 • POR Carla Andréa • 18h57
Doações de medula óssea pode ser realizadas de duas maneiras - Reprodução/Correio do Estado

“Para a cura, preciso de um transplante”, disse Thaís Barreto ao JD1 Notícias. Ela faz quimioterapia por causa de uma leucemia, descoberta em 2023, e aguarda por um transplante de medula óssea. Porém, a principal dificuldade desse tipo de procedimento é a disponibilidade de doadores nos centros de transplantadores.

Um doador de medula óssea pode doar quantas vezes quiser, com um intervalo de seis meses. Ao JD1 Notícias, o hematologista Walter Assunção Gonçalves disse que diferente dos órgãos sólidos, quando há compatibilidade entre o doador e o paciente, um representante do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), entra em contato para solicitar a doação. Que é feita através da coleta por punção venosa ou diretamente da medula óssea.

Thaís disse que no primeiro momento, achou que estava com dengue, mas com o agravamento dos sintomas, procurou um especialista, e foi diagnosticada com leucemia. E hoje, aguarda o contato do REDOME, onde está cadastrada desde o ano passado.

“Em 2020 descobri câncer de mama e em 2021 comecei o tratamento e tive a cura, agora a leucemia estou vivendo um dia de cada vez, pois o tratamento é bem intenso e são várias medicações, então só pergunto para a médica uma coisa de cada vez”, afirmou Thaís. Atualmente, ela toma três medicações a cada dez dias (Vincristina/ metotrexato/ oncospar).

Na Capital, os cadastros de doadores são realizados pelo Hemosul, e o procedimento autológico ( quando as próprias células-tronco hematopoiéticas do paciente são removidas antes que a quimioterapia ou radioterapia de alta dose seja administrada) é feito no Hospital Cassems. Já os alogênicos (onde as células-tronco hematopoiéticas vêm de um doador, idealmente um irmão ou irmã com uma composição genética semelhante) são encaminhados para outros estados, geralmente para São Paulo.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.