Saúde

Mosquitos transgênicos é a aposta de empresa britânica para combater a dengue

Oxitec desenvolveu uma versão macho do mosquito Aedes aegypti

28 FEV 2024 • POR Carla Andréa, com CNN • 19h22
Pesquisadores desenvolveram macho do Aedes Aegypti - Reprodução/Governo Federal

A empresa britânica da biotecnologia Oxitec, criou uma versão macho do mosquito da dengue como solução para combater a doença no Brasil. Esse desenvolvimento envolve a liberação de mosquitos geneticamente modificados objetivando a redução da propagação do vírus.

O macho carrega um gene que mata as fêmeas – que transmitem a doença – antes que atinjam a maturidade. Quando esses mosquitos geneticamente modificados são liberados em uma região, eles proliferam e a população total do mosquito diminui.

Eles são gerados quando os ovos são colocados dentro de uma caixa e somados a água para ativá-los. Em Suzano, São Paulo, a possível solução já está sendo testada após o estado declarar situação de emergência. As caixas com os mosquitos estão sendo colocadas em lugares estratégicos.

Até o momento, o Ministério da Saúde afirmou que 195 pessoas morreram por causa da dengue. E mais 672 óbitos estão sob investigação.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.