Saúde

Alta de casos de dengue fazem seis estados e o DF decretarem emergência em saúde

Outros 154 municípios também optaram por decretarem emergência

28 FEV 2024 • POR Pedro Molina • 15h41
Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya - Foto: James Gathany/CDC-HHS

O mais recente balanço da dengue do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (28), apontou que o Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Acre, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina decretaram emergência em saúde devido ao aumento nos casos de dengue.

Além das sete unidades da Federação, outros 154 municípios optaram por decretarem emergência em razão do aumento dos casos da doença. Esse decreto permitirá que os governos, municipais, estaduais e distritais, possam solicitar recursos extras para o combate à doença.

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, as portarias do governo federal com os repasses referentes a esses casos já começaram a ser publicadas nesta terça-feira (27).

Dengue em MS

O mais recente Boletim Epidemiológico da dengue em MS, divulgado na terça-feira pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), apontou para 1.602 casos confirmados da dengue, além de 4.667 outros prováveis.

Desde o início do ano, MS já contabiliza 3 mortes pela dengue. O primeiro caso confirmado do ano foi uma bebê de 1 mês de vida. Outra morte ainda está sendo investigada pela SES.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.