Geral

É Fake News! Suco de limão e caldo de cana não curam dengue; entenda

Ministério da Saúde desmentiu a informação falsa que viralizou nas redes sociais

14 FEV 2024 • POR Brenda Leitte, com g1 • 15h50
Imagem Ilustrativa - Foto: Divulgação

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher recomenda tomar 200 ml de suco de limão e seis doses de 50 ml de caldo de cana, tudo isso para curar a dengue. Só que não!

No vídeo, a mulher diz: "Esprema 200 ml do limão taiti. Dá mais ou menos um copo de limão. Beba todo o copo de uma vez só. Basta apenas uma dose. A carga viral vai acabar, bem como todos os sintomas, nas próximas horas. Nos casos de dengue, em que as plaquetas começam a baixar, o que pode levar à dengue hemorrágica, é preciso tomar os 200 ml de limão para erradicar a carga viral primeiro e logo depois fazer o seguinte procedimento: tomar de hora em hora 50 ml de caldo de cana. Pode tomar esse volume de caldo de cana por umas seis horas consecutivas. Esses dois procedimentos vão eliminar a carga viral e aumentar muito rapidamente as plaquetas no sangue".

De acordo com a médica infectologista Tânia Chaves, isso não é verdade. A profissional explicou que, para o controle de carga viral de qualquer vírus, é necessário o uso de fármacos, conhecidos como antivirais, que agem em estruturas biológicas dos vírus e impedem a incorporação de partículas virais à célula humana. "Até a presente data não existe nenhuma evidência cientifica de que suco de limão ou caldo de cana tenham propriedades fitoterápicas para controlar a carga viral do vírus da dengue", disse.

A médica recomenda que a população participe do combate ao vetor, com atenção aos vasos de plantas para não acumular água (que são criadouros do mosquito) e toda atenção ao descarte correto de objetos como brinquedos, pneus, vasilhas —que podem ser ambiente perfeito para multiplicação dos mosquitos da dengue, o Aedes aegypti.

"Isto sim é um dos fatos e medidas para o controle da dengue. Outro aspecto é sem dúvida a população aderir à vacinação contra dengue, uma estratégia esperada há mais de meio século. O Brasil saindo na frente na vacinação da população alvo é mais um marco histórico para a saúde pública brasileira", afirmou.

Vacina contra dengue

Até o final de março, 10% dos municípios brasileiros receberão a vacina. O primeiro grupo a receber a vacina serão crianças de 10 a 11 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai avançar progressivamente nas faixas etárias, conforme os novos lotes forem entregues pela fabricante.

Também consultado, o Ministério da Saúde desmente a mensagem falsa e aponta que a conduta clínica está em dois documentos: o manual de manejo clínico de dengue e o fluxograma de manejo clínico de dengue.

"Reforçamos que a conduta clínica recomendada pelo Ministério consta nesses documentos citados e se baseia em evidências clínicas robustas. Não é de conhecimento do Ministério da Saúde que existam outros tratamentos de dengue além daqueles recomendados pela pasta. Os medicamentos indicados para o tratamento dos sintomas têm aprovação da Anvisa e constam na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Sistema Único de Saúde. Em relação à prevenção, o controle do vetor é o principal método para a prevenção e controle da dengue", esclareceu por meio de nota.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.