Política

Ucrânia diz que Rússia atacou Kiev com novo modelo de míssil hipersônico

"Há evidências nas marcações de partes e fragmentos, identificação de componentes e peças", disse o diretor do Instituto de Exames Forenses de Kiev, Oleksandr Ruvin

12 FEV 2024 • POR Carla Andréa, com Folha de S. Paulo • 19h03
Míssil hipersônico é lançado contra Ucrânia - Reprodução/Folha de S. Paulo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou em 2018 o modelo de míssil hipersônico Tsirkon  (zircão, em russo) como uma das "armas invencíveis". A Ucrânia acusa o governo russo de atacar Kiev com essa arma, um modelo novo no confronto. Sendo o segundo a ser usado pelas forças armadas do país europeu.

Após análises forenses, foi constatado que a arma é um míssil de cruzeiro hipersônico 3M22 Tsirkon. Em testes, alcançou nove vezes a velocidade de 11 mil km/h. Criado para ser um míssil antinavio mas também, para acertar alvos terrestres.

O analista militar de Moscou, Ivan Barabanov, acredita que o lançamento do míssil em direção a Ucrânia tenha sido um teste, pois ele nunca foi usado em combate e não tem em grandes quantidades. Em 2023, o Ministério da Defesa encomendou 10 unidades e elas ainda estão em fase de construção.

Até então, a Rússia vinha usando o míssil hipersônico Kinjal (punhal). O Tsirkon são mais dificeís de detectar, mas estão longe do resultado final. Por isso, Kiev afirmou que o míssil só foi usado no ataque noturno do dia 07 de janeiro. Os ucranianos acreditam que seja mentira.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.