Oportunidade

Corre que dá tempo! Prazo de inscrição para concurso unificado termina hoje

São 6.640 vagas destinadas a preencher cargos em 21 órgãos federais; prova acontece em maio

9 FEV 2024 • POR Luiz Vinicius • 09h10
Foto: jannoon028/Freepik

O prazo para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado, que promete contratar 6.640 servidores públicos para 21 órgãos federais, termina nesta sexta-feira (9). O período para validar a participação se encerra às 22h59, no horário de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Agência Brasil, ao todo, são mais de 2 milhões de candidatos que se inscreveram, mas cerca de 700 mil ainda não realizaram o pagamento da taxa para confirmar a presença no dia da prova.

A prova será feita em 220 cidades de todos os estados e Distrito Federal e será aplicada no dia 5 de maio. Os candidatos poderão concorrer a uma ou mais carreiras em um dos blocos temáticos dos oito editais, que foram recentemente retificados para correções de ambiguidades e informações imprecisas.

Algumas mudanças foram aplicadas nos editais. Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o objetivo das mudanças foi garantir a observância dos princípios constitucionais da administração pública e também potencializar a seleção dos profissionais mais adequados ao exercício das atribuições.

Esta é a primeira vez que o governo federal realiza um processo seletivo no qual é possível o candidato concorrer a mais de um cargo em diferentes órgãos, por ordem de interesse, pagando apenas uma taxa de inscrição.

Para isso, é necessário selecionar o bloco temático e o nível de escolaridade com que o candidato pretende concorrer, com taxas de inscrição no valor de R$ 90 para vagas do ensino superior e R$ 60 para os concorrentes de nível médio.

Os candidatos inscritos poderão verificar os dados finais da inscrição no dia 29 de fevereiro e no dia 29 de abril será possível a consulta ao local de prova. A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho deve sair o resultado com a classificação dos aprovados.